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FAQ

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  • O que é uma certidão negativa?
    É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos. Pode ser solicitado por qualquer usuário na Central de Atendimento da Tubarão Saneamento ou pelo nosso site.
    Para fazer a solicitação é necessário uma fatura de água do usuário.


  • Como solicito uma 2ª via da minha fatura?
    Para solicitar a 2ª via de uma fatura, o usuário pode ir até a Centra de Atendimento da Tubarão Saneamento ou, se preferir, fazer a solicitação online através do nosso site, e clicar na área “Sua Conta” no canto superior do site. É necessário informar o número da matrícula para que você possa utilizar esse serviço.


  • O que é preciso para fazer a ligação de água?
    Para solicitar um pedido de ligação, o usuário deve comparecer ao nosso escritório. O procedimento não pode ser feito por telefone.
    No momento da solicitação, você deve estar munido dos seguintes documentos:
    I - Uma (1) conta de água do vizinho mais próximo;
    II - Um (1) documento que comprove a posse do imóvel (escritura atualizada do imóvel ou registro ou registro do imóvel atualizado ou contrato de compra e venda, autenticado em cartório);
    III - RG e CPF (do proprietário do terreno ou do morador do imóvel e do solicitante);
    IV - Caracterização do imóvel (solicitar o documento na Central do Cidadão da Prefeitura Municipal de Tubarão).
    Em caso de pessoa jurídica, além do documento do terreno, trazer o contrato social da empresa e cartão do CNPJ.


  • O que é água potável?
    A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, lei federal que determina os padrões de potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso controle de analises físico-química e biológica.


  • Posso beber a água da torneira?
    Com certeza, a água da torneira fornecida pela Tubarão Saneamento passa por um rígido processo de tratamento e um rigoroso controle de qualidade. Todos esses fatores garantem uma água tratada potável e de qualidade para o consumo de todos Tubaronenses.


  • O que fazer se houver alguma alteração na qualidade da água?
    No caso de qualquer suspeita com a qualidade da água na sua residência ligar para a Tubarão Saneamento em qualquer dia ou horário, nosso atendimento é 24hs e gratuito no 0800-648-9596, um técnico irá a sua casa verificar sua água e tomar as providencias caso necessário sem custos para os clientes.


  • Por que a água fica branca? É excesso de cloro?
    Se ocorrer água branca na sua torneira fique tranquilo, não é cloro. O cloro utilizado na estação de tratamento em Tubarão é gás, não é branco, e não gera alteração de cor na água como os produtos usados para piscina. Esse fenômeno ocorre devido a um aumento de pressão na rede de distribuição que reage com o oxigênio na água e dá esse aspecto leitoso. Essa água volta a ficar transparente em alguns segundos após ser colocada em um copo, e pode ser consumida normalmente.


  • Quando falta água, pode haver alteração na qualidade?
    A falta de água pode ocorrer por manutenções e melhorias no sistema de abastecimento de água, sendo emergencial ou programada toda atividade desse tipo têm equipes treinadas e procedimentos para que o retorno do abastecimento ocorra sem alterações para o cliente. Porém, mesmo com toda a limpeza do sistema realizada pode haver alteração em alguma residência, por isso é recomendado que ao identificado qualquer alteração, o cliente feche o registro localizado no cavalete, e o abra somente após o termino da limpeza e com cuidado. Entrar em contato com a Tubarão saneamento pelos canas disponíveis assim que detectado o problema.


  • Percebi que saiu limo na água ao usar a mangueira do meu jardim, por que isso acontece?
    Essa situação é muito comum em mangueira de área externa como no jardim. A água fornecida pela Tubarão Saneamento tem cloro para matar as bactérias e outros micro-organismos, mas o cloro com o tempo sai da água, e isso acontece mais rapidamente onde ela fica parada, na luz e no calor. Por isso, quando temos uma mangueira na área externa onde a água fica parada no seu interior e no sol temos grande chance de os organismos aquáticos floresceram no local. Esse evento ocorre na própria mangueira e não vem do hidrômetro dessa forma. A melhor alternativa é sempre esvaziar a mangueira e retirá-la do sol.


  • O que causa alteração na coloração da água?
    Nas tubulações mais antigas de ferro, podem ocorrer acumulo de material nas paredes. Esse acumulo chamamos de incrustação. A incrustação pode ser de muitos tipos, mas em Tubarão ela é composta de ferro e manganês. Quando ocorre uma manutenção ou melhoria no sistema temos que retirar a água dessa linha, e, ao retornar o abastecimento, a primeira água retira parte da incrustação da tubulação. A esse fenômeno chamamos de arraste. Por isso, é extremamente importante a limpeza do sistema antes de usar essa água com o arraste. Qualquer percepção de alteração na água ao retornar o abastecimento, fechar imediatamente o registro localizado no cavalete e ligar imediatamente para a Tubarão Saneamento para resolvermos o problema.


  • A água tem gosto ou cheiro?
    Antigamente se dizia que a água era insípida e inodora, sem gosto e sem cheiro, mas tudo isso mudou! Quando falamos de água tratada e potável, inclusive água mineral, existe sim gostos e cheiros devido a presença de minerais. Os padrões permitidos são definidos pela Portaria 2914/11. Um dos mais comuns é o de cloro.
    Porém também existem algumas mudanças nas nossas residências que podem interferir neste processo como: a não realização da limpeza da caixa de água, filtros domésticos velhos e sem manutenção e consertos da tubulação interna do cliente. Todos esses fatores podem interferir na qualidade da água recebida e devem ser avaliados com cuidado. Por outro lado, se houver alguma alteração de gosto e no cheiro sem ter a ocorrência desses fatores internos, ligar para a Tubarão Saneamento.


  • Com qual frequência devo fazer a limpeza da caixa de água? Ela pode interferir na qualidade da água?
    A Tubarão Saneamento recomenda que a caixa de água em casas sejam limpas a cada 6 meses, e que para prédios seja a cada 12 meses. A limpeza precisa ser feita periodicamente para garantir que não haja nenhum interferência na qualidade da água.


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