Perguntas e Respostas
Perguntas e Respostas
O que é água potável?
A água potável é aquela que possui a qualidade exigida pela Portaria 2914/11 do Ministério da Saúde, lei federal que determina os padrões de potabilidade para a água tratada. A água potável é destinada para o consumo humano, para ingestão, preparo de alimentos e higiene pessoal. A água potável tem a garantia de qualidade através de um rigoroso controle de analises físico-química e biológica.

O que é uma certidão negativa de débito?
É o documento que atesta a veracidade de inexistência de débitos. Pode ser solicitado por qualquer usuário na Central de Atendimento da Tubarão Saneamento ou pelo nosso site.
Para fazer a solicitação é necessário uma fatura de água do usuário.

Como solicito uma 2ª via da minha fatura?
Para solicitar a 2ª via de uma fatura, o usuário pode ir até a Central de Atendimento da Tubarão Saneamento ou, se preferir, fazer a solicitação online através do nosso site, e clicar na área “Sua Conta” no canto superior do site. É necessário informar o número da matrícula para que você possa utilizar esse serviço.

O que é preciso para fazer a ligação de água?
Para solicitar um pedido de ligação, o usuário deve comparecer ao nosso escritório. O procedimento não pode ser feito por telefone.
No momento da solicitação, você deve estar munido dos seguintes documentos:
I - Uma (1) conta de água do vizinho mais próximo;
II - Um (1) documento que comprove a posse do imóvel (escritura atualizada do imóvel ou registro ou registro do imóvel atualizado ou contrato de compra e venda, autenticado em cartório);
III - RG e CPF (do proprietário do terreno ou do morador do imóvel e do solicitante);
IV - Caracterização do imóvel (solicitar o documento na Central do Cidadão da Prefeitura Municipal de Tubarão).
Em caso de pessoa jurídica, além do documento do terreno, trazer o contrato social da empresa e cartão do CNPJ.

Posso beber a água da torneira?
Com certeza, a água da torneira fornecida pela Tubarão Saneamento passa por um rígido processo de tratamento e um rigoroso controle de qualidade. Todos esses fatores garantem uma água tratada potável e de qualidade para o consumo de todos Tubaronenses.

O que fazer se houver alguma alteração na qualidade da água?
No caso de qualquer suspeita com a qualidade da água na sua residência ligar para a Tubarão Saneamento em qualquer dia ou horário, nosso atendimento é 24hs e gratuito no 0800-648-9596, um técnico irá a sua casa verificar sua água e tomar as providencias caso necessário sem custos para os clientes.

Por que a água fica branca? É excesso de cloro?
Se ocorrer água branca na sua torneira fique tranquilo, não é cloro. O cloro utilizado na estação de tratamento em Tubarão é gás, não é branco, e não gera alteração de cor na água como os produtos usados para piscina. Esse fenômeno ocorre devido a um aumento de pressão na rede de distribuição que reage com o oxigênio na água e dá esse aspecto leitoso. Essa água volta a ficar transparente em alguns segundos após ser colocada em um copo, e pode ser consumida normalmente.

Quando falta água, pode haver alteração na qualidade?
A falta de água pode ocorrer por manutenções e melhorias no sistema de abastecimento de água, sendo emergencial ou programada toda atividade desse tipo têm equipes treinadas e procedimentos para que o retorno do abastecimento ocorra sem alterações para o cliente. Porém, mesmo com toda a limpeza do sistema realizada pode haver alteração em alguma residência, por isso é recomendado que ao identificado qualquer alteração, o cliente feche o registro localizado no cavalete, e o abra somente após o termino da limpeza e com cuidado. Entrar em contato com a Tubarão saneamento pelos canas disponíveis assim que detectado o problema.

Percebi que saiu limo na água ao usar a mangueira do meu jardim, por que isso acontece?
Essa situação é muito comum em mangueira de área externa como no jardim. A água fornecida pela Tubarão Saneamento tem cloro para matar as bactérias e outros micro-organismos, mas o cloro com o tempo sai da água, e isso acontece mais rapidamente onde ela fica parada, na luz e no calor. Por isso, quando temos uma mangueira na área externa onde a água fica parada no seu interior e no sol temos grande chance de os organismos aquáticos floresceram no local. Esse evento ocorre na própria mangueira e não vem do hidrômetro dessa forma. A melhor alternativa é sempre esvaziar a mangueira e retirá-la do sol.

O que causa alteração na coloração da água?
Nas tubulações mais antigas de ferro, podem ocorrer acumulo de material nas paredes. Esse acumulo chamamos de incrustação. A incrustação pode ser de muitos tipos, mas em Tubarão ela é composta de ferro e manganês. Quando ocorre uma manutenção ou melhoria no sistema temos que retirar a água dessa linha, e, ao retornar o abastecimento, a primeira água retira parte da incrustação da tubulação. A esse fenômeno chamamos de arraste. Por isso, é extremamente importante a limpeza do sistema antes de usar essa água com o arraste. Qualquer percepção de alteração na água ao retornar o abastecimento, fechar imediatamente o registro localizado no cavalete e ligar imediatamente para a Tubarão Saneamento para resolvermos o problema.

A água tem gosto ou cheiro?
Antigamente se dizia que a água era insípida e inodora, sem gosto e sem cheiro, mas tudo isso mudou! Quando falamos de água tratada e potável, inclusive água mineral, existe sim gostos e cheiros devido a presença de minerais. Os padrões permitidos são definidos pela Portaria 2914/11. Um dos mais comuns é o de cloro.
Porém também existem algumas mudanças nas nossas residências que podem interferir neste processo como: a não realização da limpeza da caixa de água, filtros domésticos velhos e sem manutenção e consertos da tubulação interna do cliente. Todos esses fatores podem interferir na qualidade da água recebida e devem ser avaliados com cuidado. Por outro lado, se houver alguma alteração de gosto e no cheiro sem ter a ocorrência desses fatores internos, ligar para a Tubarão Saneamento.

Com qual frequência devo fazer a limpeza da caixa de água? Ela pode interferir na qualidade da água?
A Tubarão Saneamento recomenda que a caixa de água em casas sejam limpas a cada 6 meses, e que para prédios seja a cada 12 meses. A limpeza precisa ser feita periodicamente para garantir que não haja nenhum interferência na qualidade da água.

Já foi instalada a espera de esgoto na minha calçada, posso conectar o meu imóvel nesta rede?
Além da rede em espera, você precisa receber a autorização para conectar o seu imóvel na rede. Essa autorização aparece na sua fatura mensal da Tubarão Saneamento. Se autorizado, realize a conexão e entre em contato com a nossa Central de Atendimento e nos comunique.
Vou realizar a conexão do meu imóvel na rede de esgoto, devo desativar minha fossa séptica e filtro anaeróbio?
Sim, desde que já possua a orientação para se conectar. Para realizar a conexão na rede coletora de esgoto, você deve desativar a fossa e filtro do seu imóvel e fazer a sua conexão direto na rede que está em espera, disponível próximo à calçada da sua residência.
Preciso mudar de local ou rebaixar minha espera para conexão de esgoto. Como devo fazer?
Nós podemos ir até a sua residência, avaliar a situação e orientar sobre a melhor alternativa para a sua conexão de esgoto. Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende uma vistoria de esgoto.
Preciso de uma ligação nova de esgoto. Terá algum custo adicional?
A ligação de esgoto faz parte do Contrato de Concessão, desde que seja efetivada no prolongamento da rede ou até a conclusão da obra. Posterior à execução das redes, o interessado arcará com os custos normais de implantação desse serviço, de acordo com a tabela de valores de serviços de contrato.
Minha soleira é baixa. Neste caso, como devo conectar meu imóvel na rede de esgoto?
A obra interna de esgoto é de responsabilidade do usuário, bem como os custos para as adequações necessárias. Mas, nós podemos ir até a sua residência, avaliar a situação e orientar sobre a melhor alternativa para a sua conexão de esgoto. Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende uma vistoria de esgoto.

Em alguns casos é necessária a instalação de um bombeamento, que encaminhará o esgoto da sua residência para a caixa de passagem. Outra opção é realizar a conexão por meio de terreno lindeiro, em faixa de servidão estabelecida entre os proprietários dos imóveis envolvidos. De toda forma, cada caso deve ser avaliado individualmente.
Água da máquina de lavar pode ir direto para tratamento de esgoto?
Sim, os rejeitos provenientes da lavanderia devem ir direto para rede de coleta de esgoto ou para uma caixa de passagem. Esses rejeitos não podem estar conectados na caixa de gordura.
Quais documentos preciso para solicitar uma espera de esgoto?
Caso você já tenha uma ligação de água ativa, possui rede de coleta de esgoto na frente da sua residência e não conta com espera na sua calçada, você deve entrar em contato com a nossa Central de Atendimento, com uma fatura da Tubarão Saneamento em mãos.

Se você não tem uma ligação de água ativa, deve comparecer na Central de Atendimento solicitando a ligação de água e a espera de esgoto, com os seguintes documentos: fatura de água do vizinho mais próximo; documento que comprove a posse do imóvel (escritura do imóvel atualizada ou registro do imóvel atualizado; ou recibo ou contrato de compra e venda autenticado em cartório); RG e CPF (do proprietário do terreno ou morador do imóvel e do solicitante). Em caso de pessoa jurídica, além do documento do terreno, é necessário apresentar o contrato social da empresa e cartão do CNPJ.

Obs.: Somente o proprietário poderá efetuar o pedido da ligação ou mediante procuração.
Papel higiênico posso jogar na rede?
Não. Apesar de muitas embalagens conterem a informação: "Papel higiênico biodegradável” ou “100% Celulose", ele não se dissolve facilmente na água e, misturado com outros materiais sólidos pode agravar entupimentos, tanto nas tubulações internas quanto na rede coletora de esgotamento sanitário. A ação pode provocar manutenções emergenciais, transbordamento de rede, contaminação do lençol freático e provocar doenças relacionadas a falta de saneamento.
Com qual frequência devo limpar a caixa de gordura?
A periodicidade da limpeza da caixa de gordura está relacionada com a utilização dela, é importante acompanhar o uso para mantê-la limpa e com a função de reter a gordura.

Em média, para manter o bom funcionamento, realize uma limpeza:

- A cada 6 meses para as caixas de residências comuns;

- A cada 3 meses para caixas de gordura de apartamentos;

- Mensalmente em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues.

Atenção: Sem essa etapa, a gordura começa a solidificar na rede e, com o tempo, pode provocar graves obstruções e, em consequência, alagamentos, contaminação do lençol freático, manutenções desnecessárias e outros transtornos.
Está retornando mau cheiro, o que pode ser?
O mau cheiro é provocado pelos gases presentes no esgoto, uma boa instalação interna contribui para que eles não retornem para sua residência. A NBR 8160:1999, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), recomenda o uso de sifões, caixas sifonadas, caixas de gordura e ramais de ventilação para eliminar odores. Verifique suas tubulações internas e a utilização correta dos sifões. Uma válvula de retenção antes da saída da sua tubulação também pode ajudar a não retornar gases.
O que é esgoto doméstico e não doméstico?
Esgoto doméstico é um termo usado para caracterizar esgotos provenientes de residências, edifícios comerciais, indústrias, instituições ou quaisquer edificações que contenham banheiros e/ou cozinhas. Compõem-se basicamente de líquidos de hábitos higiênicos e das necessidades fisiológicas como urina, fezes, restos de comida, lavagem de áreas comuns, etc.

Já o esgoto não doméstico possui características próprias, inerentes aos processos industriais. Suas características químicas, físicas e biológicas variam de acordo com o ramo de atividade da indústria, operação, matérias-primas utilizadas, etc.  
Como é calculada a tarifa de esgoto?
A Concessionária cobra as TARIFAS aplicáveis aos volumes de água e esgoto, com base na estrutura tarifária estabelecida no contrato entre Prefeitura e Concessionária de  forma  a  possibilitar  a  devida remuneração  dos  custos  de operação,  manutenção  e  financiamentos, decorrentes  dos  investimentos  realizados, não existindo relação proporcional direta com o volume descartado na rede.

A forma de fixação das tarifas já estava prevista desde o Plano Municipal de Água e Esgoto (PMAE), aprovado por Decreto do Chefe do Executivo, que posteriormente foi incorporado ao Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) por meio de lei. Estas normas fixaram as diretrizes que orientaram o Município de Tubarão, indicando que, na prestação do serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a cobrança do esgoto é realizada não pelo volume enviado a Estação de Tratamento de Esgoto, mas em virtude de uma equação
econômico-financeira.