Início » Imprensa » Notícias » Abastecimento de água garantido neste verão

Imprensa

Notícias

Abastecimento de água garantido neste verão

28/12/2015

A estação mais esperada do ano promete dias muito quentes. Muita água gelada, banhos de piscina e de mangueira. A escapatória para sensação de calor, também traz o inevitável aumento do consumo de água. Diferente de algumas regiões do país, onde o racionamento tem sido constante, Tubarão vive outra realidade. A garantia é da Concessionária Tubarão Saneamento que desde 2012, tem efetuado diversas obras com o objetivo de aumentar, consideravelmente, a produção de água, além de evitar transtornos.

"Os investimentos vêm dando resultado. Desde o verão de 2014 Tubarão não teve mais falta de água. Em 2015 finalizamos grandes obras como o novo reservatório e a terceira bateria de filtros. O reservatório localizado no bairro Morrotes ampliou a autonomia do sistema de distribuição de água tratada, de quatro para oito horas. Com essa obra, passamos a ter muito mais flexibilidade para realização das manutenções, bem como contingência para qualquer ocorrência na cidade. O reservatório que comporta 2 milhões de litros de água, é o primeiro do Plano de Gestão da Concessionária. O próximo está planejado para 2020, com a mesma capacidade", destaca a direção da Tubarão Saneamento.

Já a nova bateria de filtros melhorou a capacidade de produção da ETA, ampliando a oferta de água e, consequentemente, mitigando os riscos de intermitência de abastecimento ou mesmo a falta de água. Além disso os filtros têm uma importante missão no processo de purificação da água. São eles que retêm partículas sólidas existente no líquido, garantindo 100% de qualidade.

Este é outro ponto que sempre norteia o trabalho da empresa: oferecer água de qualidade aos consumidores. Por meio de um processo rigoroso de tratamento, análises são realizadas diariamente nas redes de distribuição e pontos considerados críticos, pois a água fornecida deve chegar com excelente qualidade.  

Outras obras que também contribuíram para um sistema autossuficiente e de qualidade, como a implantação de geradores, limpeza das adutoras, adequação do sistema cloro gás, levantamento topográfico, modelagem hidráulica, ampliação e reestruturação do setor comercial, e instalação da Telemetria e do Sistema de Informação Georeferenciadas (GIS).

Atitudes conscientes fazem a diferença

Muitas pessoas não dão muita importância para o consumo consciente de água, porque acham que ela é um recurso inesgotável, podendo ser utilizada à vontade. Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), dizem que cada indivíduo necessita de 3,3 mil litros de água por mês, cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

Em Tubarão, aliado aos investimentos que a Concessionária já realizou é sempre muito importante que a população utilize a água com responsabilidade neste período de maior demanda. "Em épocas de escassez de água vale salientar que com algumas mudanças simples pode-se e ainda, economizar dinheiro", destaca.

No banheiro:
- Fechar a torneira ao escovar os dentes ou lavar o rosto.
- Evite banhos diários de banheiras, elas gastam em média mais de 50 litros de água do que o chuveiro.

Na cozinha:
- Feche a torneira ao ensaboar as louças.

Hora da faxina:
- Troque a mangueira por balde e vassoura.
- Acumule roupas para lavá-las todas juntas.

Cuidados no jardim
- O melhor horário para regar as plantas é à noite ou início da manhã, pois nestes períodos, considerados mais frios, as plantas necessitam de menos água para sobreviver.

Vazamentos
- Fique de olho. Verifique, semanalmente, seu hidrômetro.
- Na hora de viajar, lembre-se, sempre, de fechar o registro.

Fonte: Assessoria de Comunicação