Início » Imprensa » Notícias » Concessionária amplia os laboratórios da Estação de Tratamento de Água

Imprensa

Notícias

Concessionária amplia os laboratórios da Estação de Tratamento de Água

07/12/2015

Melhorar o monitoramento no sistema de operação do tratamento da água, e ter mais eficiência no tempo de resposta nas operações na Estação são alguns dos benefícios que a reforma e adequação dos laboratórios da ETA proporcionarão aos usuários dos serviços da Tubarão Saneamento. 

Com o novo laboratório, o controle de qualidade de água será ainda maior, além da agilidade nos resultados de análises de monitoramento do líquido, que a nova estrutura permitirá. O local para preparo, esterilização, análise e descarte de microbiologia, também foi reestruturado e garantirá mais eficácia nos resultados. 

Segundo a diretoria da Concessionária, é de fundamental importância um laboratório bem estruturado, para poder realizar melhor o monitoramento da variação das características do Rio Tubarão, inclusive de possíveis poluentes. ”Com os investimentos realizados no local, nossa equipe tem um ganho de precisão para todos os ajustes necessários no tratamento de água. Além de maior facilidade e rapidez na realização das análises operacionais e de legislação”, destaca. 

Cabe destacar que, o volume mensal de análises é grande e a Tubarão Saneamento controla, rigorosamente, todas as etapas do tratamento, com atendimento à Portaria nº 2914/11 do Ministério da Saúde. “São realizadas 730 análises por mês na água bruta. Já nas etapas do tratamento são mais de 6,3 mil por mês, e cerca de 2 mil na saída da ETA. Em relação à rede de distribuição a empresa realiza cerca de 800 análises por mês. Essas quantidades são feitas tanto para atender a Legislação e indicadores, quanto por procedimento internos, e para os preparativos da certificação do laboratório, cujos procedimentos são ainda mais rigorosos”, informa. 

A direção ainda destaca que no laboratório de microbiologia foi realizado o isolamento total da área, para garantir um resultado mais real, com base em padrões internacionais. “Isso porque os equipamentos são de ótima qualidade, e calibrados para que sua medição seja correta. Tais melhorias também vão influenciar na vida útil dos equipamentos”, completa.  

Conquistar a certificação do laboratório na norma ISO 17025 é a próxima etapa da Tubarão Saneamento, no que se refere à qualificação do sistema de tratamento de água. Com a adequação dos ambientes, a empresa terá condições para que os procedimentos necessários à conquista do certificado sejam facilmente implantados.

Fonte: Assessoria de Comunicação