Início » Imprensa » Notícias » Concessionária atua para melhorar a eficiência e reduzir perdas

Imprensa

Notícias

Concessionária atua para melhorar a eficiência e reduzir perdas

21/10/2014

O objetivo principal de um sistema de distribuição é o fornecimento de água para atender à demanda. No entanto, um dos maiores desafios para as Concessionárias é a minimização das perdas causadas por vazamentos, principalmente decorrentes de problemas de uma infraestrutura envelhecida. Em meio a uma grave crise hídrica no país, um grande benefício à toda a população tubaronense está sendo a obra de setorização que a Tubarão Saneamento está implantando na cidade, desde o início do segundo semestre.

Dentro do cronograma de investimentos, esta ação fragmenta o sistema em um maior número possível de zonas de abastecimento. A setorização gera informações de maior confiabilidade e pode desvendar as causas das perdas pelas características de cada zona de abastecimento. Segundo os técnicos da Concessionária, “esta ação disponibilizará mais água para ser distribuída, além de combater ligações clandestinas e fraudes. Também possibilitará que menos bairros sejam atingidos em casos de paralisação dos sistemas de abastecimento, afetando uma parcela menor da população da cidade. Ainda aumentará a pressão da água, que chegará com mais força nos imóveis”.

A conclusão dos serviços de setorização está prevista o final de dezembro de 2014. Até o momento, já foram realizadas obras de setorização nos bairros São Cristovão, Monte Castelo, Cruzeiro e Centro - na região da Catedral. De acordo com a diretoria da Tubarão Saneamento, este sistema também permite a realização de manobras e intervenções no sistema sem prejudicar o sistema todo. “Temos consciência da importância da água e o quanto ela é necessária. O objetivo da setorização é minimizar a quantidade de vazamentos na rede de distribuição, além de diminuir o intervalo no desabastecimento caso haja necessidade de algum reparo na rede”.

Fonte: Assessoria de Comunicação