Início » Imprensa » Notícias » Concessionária de água investe em obras de melhorias no Sistema de Distribuição

Imprensa

Notícias

Concessionária de água investe em obras de melhorias no Sistema de Distribuição

30/01/2015

Desde que assumiu os serviços de tratamento de água e também a missão de implantar e operar o sistema de tratamento de esgoto, na Cidade Azul, há quase três anos, a Tubarão Saneamento tem investido em melhorias para satisfazer a população tubaronense e se tornar referência na região quando o assunto é saneamento básico.

A Concessionária, que conta com um time experiente, está focada na sustentabilidade preservando o meio ambiente e os recursos naturais. O principal objetivo de todas estas obras em Tubarão, com mudanças no sistema de distribuição a fim de assegurar um sistema mais moderno e eficiente, é atender toda a população com água potável, de qualidade, já que se trata de um produto indispensável à saúde humana.

Nos dois últimos anos, os tubaronenses têm acompanhado, em diversos pontos da cidade, uma quantidade expressiva de obras da Tubarão Saneamento, e como consequência, em alguns casos, a necessidade pontual de paralisar o abastecimento. Os trabalhos são necessários para ampliar a reservação de água, melhorar o sistema que abastece os bairros (pressão e vazão) e garantir distribuição de qualidade a todos os munícipes.

“Temos consciência que para realizarmos mudanças de grandes proporções são necessários determinados impactos. Obras geram transtornos, principalmente em grande volume e em diversos pontos da cidade. O trânsito em sistema de desvio, a poeira (até que ocorra a repavimentação final, que pode levar um pouco mais de tempo em virtude do retorno de obras em determinados pontos de rede, como é o caso na avenida José Acácio Moreira), a parada no abastecimento e, em algumas situações, a água com coloração alterada atingem à população, que tem cooperado e entendido os benefícios num futuro próximo”, destaca a direção da Concessionária.

Segundo ela, parte dos trabalhos da Tubarão Saneamento é manter as redes em perfeitas condições de uso, e por conta disso são necessárias as aberturas nas vias. “Para alguns usuários, as obras podem não ter tido muito impacto em suas residências, mas muitas famílias que não tinham água, hoje já não enfrentam mais este problema. Melhoramos significativamente o sistema de distribuição de água, se comparado ao modelo antigo”, destaca.

Os técnicos da Concessionária ‘mergulharam’ nos projetos e buscaram conhecer ponto a ponto da cidade. A missão de colocar em prática o que estava no papel, tem requerido, desde o início dos trabalhos, o envolvimento de muitos profissionais, que vêm trabalhado efetivamente para finalizar cada projeto com o mínimo de impacto à população. Muito já foi feito. Confira as maiores obras e o benefício de cada uma.

Setorização
Atualmente, o índice de perdas nas Concessionárias distribuidoras de água no Brasil alcança valores, em média, superiores a 40% do volume produzido, dificultando o equilíbrio de pressões na rede de distribuição. A setorização, implantada pela Tubarão Saneamento é uma excelente ferramenta que controla este problema, permitindo trabalhar de forma específica em cada campo. Ela basicamente divide a cidade por setores, mostrando a deficiência ou o ganho de cada um. “Conseguimos identificar um grande vazamento e recuperá-lo com muito mais eficiência e agilidade. Antigamente para fazer qualquer tipo de manutenção era necessário parar todo o sistema”, lembra a direção da Tubarão Saneamento.

Telemetria
Esta ferramenta possibilita monitorar, em tempo real, e agir remotamente nas unidades operacionais (boosters, reservatórios e todos os outros), por meio das variáveis elétricas e hidráulicas recebidas por sistema de transmissão GPRS e/ou rádio para um software específico, proporcionando ação. Este sistema agilizará o tempo de resposta, por exemplo, de sistemas eletromecânicos, queda brusca do reservatório no sistema de abastecimentos. “Solucionará o problema de forma rápida, mantendo o abastecimento constante na rede”, observa.

Novos Filtros
A Concessionária construiu uma terceira bateria de filtros, que proporcionou aumento significativo da vazão de água na Estação de Tratamento (ETA) e melhoria na qualidade da água.

Reservação
Aliados a estes primeiros investimentos, a Tubarão Saneamento passou a ter mais tempo de reservação e consequentemente maior autonomia para qualquer parada. Calcula-se que houve 50% de aumento na reservação em toda a cidade.

Mais de 20 km de rede
As obras de assentamento de rede contabilizam mais de 20 km e tiveram como objetivo reforçar o abastecimento de água em alguns bairros, atendendo a demanda de crescimento do local. Estas novas redes têm auxiliado no abastecimento de áreas que não tinham acesso à água ou enfrentavam dificuldade no abastecimento.

Limpeza de adutoras
Os trabalhos possibilitaram melhorias no sistema de adução e distribuição de água e aumento na vazão da captação. A limpeza teve como objetivo retirar as incrustações depositadas nas paredes de alguns tubos. Para desenvolver os serviços, a Concessionária contou com uma linha completa de equipamentos incluindo PollyPig’s, lançadores e rastreadores. Dispositivos modernos que garantiram melhor eficácia nas obras.

Geradores
Foram implantados, no primeiro ano de concessão, três geradores: um na Estação de Tratamento de Água (ETA) e dois na Captação de Água. A água é recalcada por meio de elevatórias, que são alimentadas por energia elétrica. Quando ocorria interrupção no fornecimento, sem aviso prévio ou até mesmo pelas condições climáticas, a estação ficava sem energia, e consequentemente parava de funcionar. Com os geradores este problema foi eliminado.

Nova Central de Atendimento ao Cliente
O Atendimento Comercial passou a ter novo endereço com o objetivo de facilitar o acesso do usuário, melhorar o relacionamento com o cliente e oferecer mais conforto, eficiência, praticidade e segurança. O ambiente, que foi totalmente reformado, é mais amplo, agradável e climatizado. Instalação de novas tecnologias também foram empregadas como atendimento pelo call center e a instalação do totem de impressão de novas faturas, que fica localizado ao lado das atendentes e possibilita que o usuário imprima sua fatura sem precisar aguardar a senha. Em cumprimento à legislação há atendimento prioritário adequado com cadeiras e banheiro adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais.

Reservatório de 2.000m³
Em fase de finalização, o reservatório localizado no bairro Morrotes ampliará a autonomia do sistema de distribuição de água tratada, de quatro para oito horas. Com essa obra, a Tubarão Saneamento poderá ter muito mais flexibilidade para realização das manutenções, bem como terá contingência para qualquer ocorrência na cidade. O reservatório que comportará 2 milhões de litros de água, é o primeiro do Plano de Gestão da Concessionária. O próximo está planejado para 2017 e outro para 2021, ambos com a mesma capacidade. A nova reservação irá suprir o crescimento de demanda da região.

A pretensão é que ao fim da Concessão, em 2042 (30 anos), quando este programa estiver concluído, o armazenamento do município atenda toda a população da cidade de Tubarão já com o crescimento vegetativo esperado. Outras importantes obras foram a adequação do sistema cloro gás, levantamento topográfico, modelagem hidráulica e reforma na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Entenda: Obras que refletem na coloração da água
No caso de obras que impliquem na interrupção do abastecimento de água, a Tubarão Saneamento orienta os usuários sobre o período que o registro deve ficar fechado. Esta informação previne que os reservatórios residenciais recebam água com coloração alterada, se ocorrer. São muitos os mitos em relação a este assunto, para compreender melhor, saiba como funciona o processo:

O ferro e o manganês são minerais já presentes na água captada no rio. Esta água ao ser tratada recebe cloro, que reage com estes minerais formando incrustações nas redes. Estas incrustações são sólidas e não se misturam à água, e durante muito tempo ficam coladas nas paredes das redes. Quando é necessária a parada do abastecimento, estas incrustações se soltam e após as manobras realizadas, a água volta com muita pressão (força) e estes minerais se misturam à ela, alterando a coloração. “Todas as Concessionárias de água passam por esta situação. A água de arraste, como é conhecida, não oferece nenhum risco à saúde. O ponto negativo desta situação é que a água com coloração alterada pode manchar determinados tecidos e trazer transtornos em algumas caixas de água”, explica a direção da empresa.

Caso, mesmo após seguir todas as recomendações adequadamente, o usuário ainda receber água com coloração alterada ou até mesmo o não retorno da água, é primordial fazer contato com a equipe da Central de Atendimento ao Cliente, seja pelos telefones 0800-648 95 96 ou (48) 3052-7400 ou na própria Unidade localizada na rua Altamiro Guimarães, 685, Centro, para abrir um chamado. Posteriormente, a empresa encaminhará um técnico até a residência ou estabelecimento para checar o problema pontual.

Reservatório Interno
Toda casa ou estabelecimento deve ter uma caixa d’água que atenda às normas de reservação mínima (24 horas). É importante, quando da construção, atender à legislação observando o tipo de imóvel a ser construído, bem como manter a água do reservatório livre de impurezas e para isso é necessário levar semestralmente. No site da Tubarão Saneamento o usuário encontra mais informações sobre a limpeza da caixa d’água.

Acidente Ambiental
É importante lembrar que, em novembro, quando ocorreu um acidente ambiental no Rio Tubarão, a Concessionária conseguiu contornar o problema sem comprometer o abastecimento de água em todo o município. Na época, quando os finos de carvão caíram no rio, técnicos da empresa monitoraram a mancha e uma série de amostras foram coletadas. Diante dos laudos, a equipe identificou que seria possível tratar a água contaminada. A partir deste diagnóstico a empresa iniciou o tratamento, em caráter de teste, isolando parte do Sistema de Captação para realizar os procedimentos necessários. Sem interromper o abastecimento, mesmo operando em caráter emergencial e monitorando, constantemente, a qualidade da água do rio, a Tubarão Saneamento garantiu a distribuição de água tratada em todo o município. A água que chega à casa dos tubaronenses atende aos parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, conforme Portaria 2914/11.

Fonte: Assessoria de Comunicação