Início » Imprensa » Notícias » Concessionária destaca a importância da limpeza da caixa d'água

Imprensa

Notícias

Concessionária destaca a importância da limpeza da caixa d'água

21/05/2015

A limpeza da caixa d’água das residências é fundamental para garantir um ambiente adequado e livre de bactérias, para reservar água. A contaminação da água põe em risco a saúde e provoca doenças como diarreia, hepatite, leptospirose, entre outras. No Brasil, 70% das internações hospitalares são causadas por doenças relacionadas à contaminação da água.

Com a queda das temperaturas e a chegada do frio este período torna-se ideal para realizar a limpeza, em função do consumo reduzido. A Tubarão Saneamento orienta que as caixas d’água são reservatórios essenciais para garantir o abastecimento quando o sistema de distribuição sofre alguma interferência, seja climática ou decorrente de ações de manutenção. “É muito importante que a população verifique as condições da caixa d’água em suas casas. Elas precisam estar sempre em bom estado para preservar a qualidade da água fornecida”, destaca a direção da Concessionária.

Limpeza da Caixa: Para fazer a higienização da caixa d’água, siga estes passos:

1) Feche o registro de entrada de água da rua para que a caixa d’água possa ser esvaziada. Em seguida, abra as torneiras que estão ligadas à caixa e dê descargas até restar apenas um palmo de água na caixa d’água. Feche a saída de água da caixa para evitar que o material de limpeza desça pelos canos.

2) Faça a limpeza usando apenas a água que restou na caixa, uma escova e água sanitária. Não se deve usar detergentes, sabão, desinfetantes ou outros produtos químicos.

3) Com um balde, retire a água e o material que restou da limpeza. Mantendo a saída de água da caixa fechada, abra o registro para encher novamente o reservatório.

4) Em seguida, coloque 2 litros de água sanitária para cada mil litros de água da caixa. É importante aguardar duas horas, antes de voltar a usá-la. Quando a caixa estiver cheia, feche novamente o registro de entrada. 

5) Novamente abra as torneiras que estão ligadas à caixa e dê descargas até eliminar totalmente a água. Essa operação garantirá a limpeza do encanamento. Por fim, libere a entrada e saída de água da caixa d’água. 

Importante: Ao adquirir ou instalar um reservatório, é preciso levar em consideração o tipo de imóvel em que ele será utilizado. De acordo com recomendações dos fabricantes, cada residência deve ter um dimensionamento específico do equipamento. Em caso de dúvidas sobre os procedimentos de limpeza, o usuário pode entrar em contato pelos telefones 0800 648 9596 ou 3052-7400.
Fonte: Assessoria de Comunicação