Início » Imprensa » Notícias » Dia Mundial da Água comemora eficiência hídrica em Tubarão e incentiva ações de preservação ambiental

Imprensa

Notícias

Dia Mundial da Água comemora eficiência hídrica em Tubarão e incentiva ações de preservação ambiental

21/03/2019

Não há recurso mais precioso para a vida humana e para a saúde dos ecossistemas do que a água. Ciente dos desafios globais e regionais que a sociedade vem enfrentando, a Tubarão Saneamento, responsável pelos serviços públicos de água e esgoto da cidade de Tubarão, investe em ações que colaboram para a eficiência hídrica. A iniciativa já resulta em 1 bilhão de litros de água não desperdiçados. Com a intenção de chamar a atenção para ações como esta, a Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, criou um dia dedicado especialmente para a água, comemorado em 22 de março, em todo o mundo.

A perda de água é um dos pontos mais frágeis do sistema de saneamento e das empresas operadoras. Elas ocorrem em qualquer processo de abastecimento de água, por meio de redes de distribuição no mundo, que podem ser associadas aos vazamentos, falta de hidrômetros, erros de medição ou até mesmo ligações clandestinas. No município de Tubarão, o percentual de perda é de até 21,18%, enquanto a média nacional, nos municípios, chega a 37,5%.

Para que este percentual fosse reduzido, ainda em 2015 a Tubarão Saneamento criou um setor especializado no Controle de Perdas. Nele, há um acompanhamento diário de tudo o que é produzido e consumido. "Essa eficiência hídrica está relacionada a ganhos referentes à manutenção de vazamentos realizadas a curto prazo, além do reaproveitamento de água utilizada no processo de tratamento e outras ações. Quando percebido que há um consumo fora do comum em uma residência, por exemplo, informamos ao usuário sobre esta oscilação e, em muitos casos, grandes vazamentos são identificados nesta etapa", explica a diretoria da Concessionária.

Dados de 2012 mostram que 35,8% da água era perdida durante a distribuição de água, em Tubarão. Já em 2015, a partir da implantação do setor especializado, o número reduziu para 29,6% chegando em 21,18% no ano passado. Todos estes números representam cerca de um bilhão de litros de água não desperdiçados, quando comparado com o início do Contrato de Concessão.

A Tubarão Saneamento ressalta que mesmo com todo o trabalho realizado para diminuir essas perdas, mesmo que não houvessem vazamentos, seria difícil uma cidade alcançar o percentual de 0% de desperdício durante a distribuição. Isso acontece, pois ocorrem perdas durante manutenções de redes, por exemplo. Em todo o mundo, uma das cidades com o menor percentual é Tóquio, no Japão, com cerca de 2%.

Mesmo com a iniciativa da Concessionária em melhorar a meta, é preciso lembrar que cada ação vale, seja ela individual, coletiva, em casa, no trabalho ou até mesmo na comunidade. "Muitas pessoas sentem-se motivadas apenas em períodos de campanhas, ou em datas comemorativas. A proteção da água, assim como todos os recursos naturais disponíveis, deve ser uma rotina, precisamos de cada um deles muito mais do que imaginamos", ressalta a diretoria da Tubarão Saneamento.

Diariamente cada pessoa consome em média 200 litros de água. Algumas dicas para corrigir o consumo em excesso podem compor ações de preservação: feche a torneira ao escovar os dentes, reutilize a água da lavagem de roupas, ou da chuva, para lavar a calçada ou tapetes, reduza o tempo no chuveiro, dê o destino correto para o seu lixo, fique atento com possíveis vazamentos, lave o carro ou quintal com balde e água da chuva e, replante árvores nativas.


Programação Dia Mundial da Água
Para comemorar a data e disseminar informações de preservação deste bem tão precioso para os seres vivos, a Tubarão Saneamento é apoiadora da programação de atividades da Prefeitura, por meio das Fundações de Meio Ambiente (FUNAT) e de Educação e Cultura, em parceria com o Curso de Ciências Biológicas da Unisul, Projeto Torre Verde e Rotary Club.

Data: Quarta (20) a Sexta (22), 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas
Local: UNISUL
Ação: Projeto Torre do Óleo/Torre Verde – os munícipes poderão levar o óleo usado de cozinha. A cada dois litros de óleo depositado na torre, dará direito a um cupom para concorrer a uma bicicleta. Os primeiros 50 participantes ganharão um ECO coletor de óleo.

Data: Sexta (22), 14h30
Local: Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva
Ação: 1º Concurso de Paródias

Data: Domingo (31/03), 8 horas
Local: FUCAP
Ação: Mutirão solidário da limpeza nos rios Tubarão/Capivari. O projeto é de iniciativa do grupo de pescadores de Tubarão e que vão utilizar embarcações para realizar a limpeza do Rio.

Fonte: Assessoria de Comunicação