Início » Imprensa » Notícias » Dia Mundial da Água traz reflexão e também pede atitude

Imprensa

Notícias

Dia Mundial da Água traz reflexão e também pede atitude

22/03/2015

Um calor acima do previsto, chuvas que não caem como em anos anteriores, consumo alto e a falta de consciência. Todos esses fatores somados resultam na séria e concreta ameaça de racionamento de água em algumas regiões do país. O problema por enquanto atinge somente a região Sudeste, mas é o cenário previsto para o futuro das outras regiões e do mundo.

O que percebe-se é que o Brasil ainda não despertou para a necessidade de adaptar-se a eventos extremos, que afetam a mais básica necessidade humana. O recurso mais fundamental para a sobrevivência dos seres humanos enfrenta uma crise de abastecimento. Estima-se que cerca de 40% da população global viva, hoje, sob a situação de estresse hídrico. Essas pessoas habitam regiões onde a oferta anual é inferior a 1.700 metros cúbicos de água por habitante, limite mínimo considerado seguro pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para piorar, a perspectiva para o futuro não é boa.

A Tubarão Saneamento, responsável pelos serviços de água e esgoto no município de Tubarão, preocupada com a conservação dos recursos hídricos trabalha focada na política de incentivo ao uso consciente da água, por meio mudanças culturais. A Concessionária acredita que neste momento o ideal é implantar os 5 “R”s: reduzir, reusar, reciclar, respeitar e reflorestar. “O poder público, a concessionária e parceiros tem buscado providências para evitar estes déficits de abastecimento, mas cada um pode fazer o seu papel”, destaca a direção.

Porém atenção! Para cuidar da água não basta reduzir o consumo. É preciso cuidar das nascentes e dos rios, pois eles são as fontes que abastecem a nossa casa. “A cidade de Tubarão é cortada pelo nosso maior fornecedor de água, o rio. As pessoas também podem cuidar, basta atentar para suas atitudes. replante árvores nativas nas margens. Cuide do verde, evitando a impermeabilização do solo. Faça coleta seletiva para evitar que o resíduo reciclável seja disposto em aterro sanitário, em vez de ser reaproveitado ou reutilizado e não jogue lixo em locais impróprios, evitando que este vá para o rio. Se não mudarmos nosso jeito de conviver com a água, o prejuízo será nosso. Cada um de nós deve agir individual e coletivamente em casa, no trabalho e na comunidade para garantir que todos tenham acesso à água potável”.

Água nossa de cada dia. Fique atendo a algumas dicas:
- Mantenha a torneira fechada
- Atenção a vazamentos
- Reutilize a água da chuva
- Reduza o tempo no chuveiro
- Lave carro e quintal com balde

Estudantes visitarão a ETA
Durante a Semana Mundial da Água, a Tubarão Saneamento receberá alunos de algumas escolas municipais para visitas orientadas à Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no bairro Fábio Silva. O roteiro da visita começa com uma palestra sobre a importância da água e da preservação do meio ambiente. Nas visitas, todos aprendem, na prática, como funciona o sistema, desde o momento da captação até a distribuição.

Fonte: Assessoria de Comunicação