Início » Imprensa » Notícias » Empresa Concessionária começa a projetar saneamento

Imprensa

Notícias

Empresa Concessionária começa a projetar saneamento

14/12/2012

A partir da próxima segunda-feira (17), os tubaronenses vão se deparar com técnicos munidos de topógrafos em diversos pontos do município. Os profissionais foram contratados pela Tubarão Saneamento para fazer o levantamento topográfico da cidade, visando obter informações para a instalação da rede de coleta de esgoto, que hoje, na Cidade Azul é jogado in natura, diretamente no rio.

O levantamento topográfico será feito em toda cidade, na primeira etapa, aproximadamente, 500 km. Uma vez cumprida este processo previsto para 120 dias, o próximo passo será a elaboração do projeto executivo, que será desenvolvido em até 12 meses. Logo após, a empresa Concessionária iniciará a implantação das redes coletoras de esgoto de Tubarão.

De acordo com o engenheiro André da Silva Souza, o estudo definirá o cronograma de trabalho. “O levantamento topográfico é essencial para a elaboração do projeto executivo do sistema de esgoto. Somente com os dados levantados a equipe de engenharia poderá estimar as dimensões e características do sistema que será projetado”, explicou o profissional.

“Um aspecto relevante que impacta na saúde da população é o saneamento básico. Segundo a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), a cada R$ 1,00 investido em saneamento, economiza-se R$ 4,00 em medicina curativa. Então, garantir que as pessoas tenham, em seus domicílios, acesso à água tratada e esgotamento sanitário, constitui-se em uma importante estratégia para o aumento do bem-estar das pessoas. Desta maneira, investir no sistema de esgoto será uma das nossas metas a partir de agora”, frisou o diretor técnico da Tubarão Saneamento, Rondinaldo Paiva de Lima.

RECUPERAÇÃO E SUBSTITUIÇÃO - Em paralelo, a Concessionária estará realizando também, a recuperação do Booster da AABB, no bairro São Martinho. Além da substituição de 370 metros de rede, na rua José Alves dos Santos. As obras visam melhorar o abastecimento de água nesta localidade.

Fonte: Assessoria de comunicação