Início » Imprensa » Notícias » Estação de Desaguamento de Lodo compõe processo de tratamento em Tubarão

Imprensa

Notícias

Estação de Desaguamento de Lodo compõe processo de tratamento em Tubarão

04/06/2019

Com o espaço físico limitado e a proximidade das residências, um estudo aprofundado foi realizado para que o projeto da Estação de Desaguamento de Lodo (EDL) do município de Tubarão se tornasse realidade. Com mais de R$ 6 milhões em investimentos, de iniciativa da Tubarão Saneamento, a estrutura foi inaugurada nesta terça-feira (04), em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente.

Entre as autoridades que participaram da cerimônia de inauguração, estiveram o representante do acionista Duane do Brasil S/A, Benony Schmitz Filho; o representante do acionista Iguá Saneamento, Gustavo Guimarães; prefeito municipal de Tubarão, Joares Carlos Ponticelli, superintendente da Agência Reguladora de Saneamento (AGR), Michel Szymanski; presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos (AREA), Ney Francalacci Bittencourt Filho; Capitão Rafael, do 8° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e o tenente-coronel do 5° batalhão de Polícia Militar, o Comandante Silvio Roberto Lisboa.

Para abastecer o município de Tubarão e fornecer água para Capivari de Baixo, a Estação de Tratamento de Água tem capacidade média de tratamento de 27 mil m³ de água bruta por dia, ou 410 litros por segundo. "Para gerar este volume, 8% do valor total é considerado "perdido", pois trata-se do lodo gerado no final do processo, equivalente a 300 toneladas ao mês", destacou a diretoria.

Com a Estação de Desaguamento de Lodo (EDL), a água pode ser extraída do lodo, retornando para o processo de tratamento. Após esta etapa, o lodo seco tem a destinação correta, encaminhado ao aterro sanitário. Conforme as características do lodo seco, ele pode ainda ser destinado ao aproveitamento no segmento cerâmico. Os estudos para tal serão realizados quando a EDL entrar em operação, com a primeira amostra do resíduo. "Com o processo, até 80m³ de água podem ser reaproveitados", completou a Tubarão Saneamento.

O número de Estações de Desaguamento de Lodo no país não está disponível em relatórios oficiais, mas sabe-se que são poucos os municípios que contam com este benefício. Segundo o Programa de Pesquisas em Saneamento Básico (Prosab), por motivos técnicos e econômicos, o destino final dos resíduos é um grande desafio para os países.
 
Para o Prefeito do município de Tubarão, este é um investimento em saúde e qualidade de vida. "Com o pouco de serviços concedidos, que realmente funcionam pelo país, me sinto orgulhoso pelo que eu vejo aqui na nossa cidade", ressaltou Joares Ponticelli.
 
Joares completou ainda que, com a quantidade de obras nas ruas da cidade, Tubarão caminha para o desenvolvimento. "prefiro ouvir reclamações por conta da quantidade de obras em execução, do que ficar parado e prejudicar o desenvolvimento de Tubarão. Acredito no benefício futuro", reforçou o executivo.

A nova unidade de tratamento foi construída na Rua Dorvino Coradini, 172, ao lado da Estação de Tratamento de Água (ETA). Em casos de dúvidas, entre em contato pelos telefones: 0800 648 9596 e (48) 3052-7400, via WhatsApp (48) 99168-5827 ou no site www.tubaraosaneamento.com.br.   
 

Fonte: Assessoria de Comunicação