Início » Imprensa » Notícias » Feira do Conhecimento movimenta colégio tubaronense

Imprensa

Notícias

Feira do Conhecimento movimenta colégio tubaronense

13/07/2018

O Colégio Coração Feliz encerrou as atividades do primeiro semestre de 2018 com um evento que movimentou alunos, pais e a comunidade. A Feira do Conhecimento Hydro Dynamics e Desafio da Água, foi um momento ímpar de demonstração de conhecimento por parte dos alunos do colégio. Desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, todas as turmas apresentaram experiências e resultados de pesquisa, que se dividiram em duas frentes: A Cidade da Memória e as exposições sobre a Água.

Na quadra da escola, alunos divididos em equipes, proporcionaram em algumas tendas uma viagem pela Cidade da Memória com visitas aos Bairros das Emoções. Cada equipe apresentou sua visão das emoções humanas, convidando os visitantes a refletirem e experimentarem sensações relacionadas com emoções resultantes de comportamentos humanos. Respeito, humildade, generosidade, medo, aprendizado, dentre outros conceitos, foram explicados e demonstrados de forma apaixonada e apaixonante pelos alunos. Este espaço explorou a educação socioemocional, que incentiva o programa Escola da Inteligência, criado pelo psicólogo Augusto Cury, no qual a escola é filiada.

Nas salas de aula foram montadas por cada turma uma série de apresentações que tiveram como tema a água. Através de maquetes, reportagens, teatro, experiências, demonstrações e diálogos, os estudantes conseguiram exprimir tudo o que aprenderam e pesquisaram sobre o assunto. O ciclo da água, estação de tratamento, o rio Tubarão, poluição dos oceanos, turismo, foram alguns dos temas abordados pelas equipes, que receberam os visitantes, deram as explicações e fizeram as demonstrações necessárias para compreensão dos temas.

Para o professor de Educação Tecnológica, Joelson Fernandes Filho, a feira foi essencial para que os alunos pudessem demonstrar o que aprenderam e desenvolver a consciência de todos quanto à importância da gestão sustentável da água em nosso dia a dia. A diretora do Coração Feliz, professora Cláudia Pereira Fernandes, estava satisfeita com o resultado do evento. “Foi emocionante ver os pais de alunos, familiares, alunos de outras escolas do município e membros da nossa comunidade, participando da feira e tendo esse contato especial com os nossos alunos. Todos, com certeza, saíram ganhando e estão de parabéns”, enfatiza Cláudia.

Para a aluna Maria Helena, do 7º Ano A do colégio, que falava sobre respeito, em uma das tendas, junto com seus colegas, a experiência de poder discutir um tema tão importante com pessoas de todas as idades que por ali passaram, foi muito proveitosa. “Aprendi mais aqui, conversando com as pessoas, do que propriamente nas pesquisas e na sala de aula”, disse Maria Helena. Isadora Rodrigues Alípio, que estuda no 6º ano e deu explicações sobre o ciclo da água na natureza, também estava feliz em poder transmitir os resultados de suas pesquisas. “Além da gente gravar o que aprendeu por estar aqui repetindo os temas, a cada pergunta que respondemos, vamos aprendendo mais. Estou adorando estar aqui”, finalizou Isadora.

Ao todo 460 alunos participaram da Feira do Conhecimento que foi visitada por mais de 2000 pessoas, entre pais, alunos de outras escolas e a comunidade tubaronense. A partir da próxima segunda-feira os alunos do Coração Feliz passam a gozar merecidas férias, para voltar no segundo semestre letivo, a partir de agosto.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação