Início » Imprensa » Notícias » Implantação de tecnologias de última geração atinge 100%

Imprensa

Notícias

Implantação de tecnologias de última geração atinge 100%

25/09/2014

A Tubarão Saneamento iniciou, em novembro de 2013, o processo de implantação de tecnologias de última geração para o aprimoramento dos serviços: o Sistema de GIS (Geographic Information System). Desde então, a Concessionária tem expandido e aplicado toda esta tecnologia nos procedimentos de operação.

“Todo o nosso sistema está integrado. O GIS tem facilitado o serviço da equipe, que dá apoio, por meio de um software que unifica as informações do Cadastro Técnico Operacional e do Cadastro Comercial, possibilitando melhorar as análises crítica das diversas situações que ocorrem no sistema de água. Qualquer ocorrência técnica pode ser estudada por um mapa digital, em tempo real, o que tem facilitado a tomada de decisões emergenciais, bem como auxiliado no direcionamento dos investimentos”, afirma a direção da Tubarão Saneamento.

Esta tecnologia tem proporcionado diversos benefícios, como o aumento da eficiência e flexibilidade operacional, concentração de atividades de apoio, aumento da confiabilidade das informações, agilidade na tomada de decisões e melhoria dos indicadores de qualidade dos serviços.

Outro sistema que também teve sua implantação concluída foi a Telemetria e Automação das Unidades Operacionais.  Esta ferramenta tem possibilitado monitorar e agir remotamente nas unidades (Boosters, reservatórios e outros), por meio das variáveis elétricas e hidráulicas recebidas pelo sistema de transmissão GPRS e/ou rádio, para um software específico, proporcionando ação rápida e eficaz.

“Este sistema permite um monitoramento online de todo o sistema de distribuição de água, dando maior celeridade no tempo de resposta para resolução dos problemas. Com ele podemos detectar vazamentos e intervir com maior agilidade e também através de manobras remotas (ligar ou desligar boosteres, abrir ou fechar reservatórios, etc..) conseguimos garantir um abastecimentos uniforme para toda a cidade. Estes dois sistemas auxiliarão, também, as unidades operacionais, futuras, para tratamento de esgoto. São duas tecnologias que têm proporcionado melhoras significativas na prestação dos nossos serviços”, salienta a direção.

Fonte: Assessoria de Comunicação