Início » Imprensa » Notícias » Investimentos em Saneamento Básico passam de 100 milhões

Imprensa

Notícias

Investimentos em Saneamento Básico passam de 100 milhões

23/12/2019

O Saneamento Básico é a garantia de um futuro com mais saúde e qualidade de vida para as pessoas. Isso porque os serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgoto impactam diretamente na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador, na despoluição dos rios e na preservação dos recursos hídricos. Em Tubarão, a Concessionária responsável pelos Sistemas de Água e Esgoto (ainda em fase de implantação), é a Tubarão Saneamento, que desde 2012 já investiu mais de R$ 100 milhões, em recursos próprios, no município.


Só em 2019 foram R$31 milhões em obras de melhorias e expansão do Sistema de Abastecimento de Água e Sistema de Esgotamento Sanitário. O valor contempla 725 novas ligações de água, 9 mil hidrômetros substituídos, mais de 2 mil metros de incremento de rede e mais de 2,2 metros de substituição de rede, além das obras de implantação do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto. "Essas obras nem sempre se destacam, pois ficam embaixo do solo. Mas elas garantem a qualidade e a efetividade dos sistemas", ressalta o diretor da Concessionária, Paulo Eduardo Canalles.


Os últimos meses foram marcados por importantes conquistas, segundo a Concessionária. Uma delas foi a operação da Estação de Desaguamento de Lodo (EDL), que é um conjunto de equipamentos que extrai a água do resíduo sólido restante do processo de tratamento de água. O lodo, que antes era devolvido ao Rio Tubarão, hoje tem a destinação correta. A água extraída retorna para o processo de tratamento e o sólido passou a ser aproveitado na composição de adubos, para plantações de eucalipto.


Para contribuir com a Estação de Tratamento de Água (ETA), a Tubarão Saneamento implantou uma nova linha de floculadores, que além de melhorar a forma de tratamento, amplia a capacidade de operação. "Todas as unidades consumidoras do município de Tubarão recebem água tratada nas torneiras de casa, com qualidade garantida para o consumo e uso humano. Isso é um privilégio, que 35 milhões de brasileiros não têm", alerta Canalles.


Quanto ao Sistema de Esgotamento Sanitário, com as obras iniciadas em março de 2018, já contabiliza mais de 50 quilômetros de redes, estações elevatórias de esgoto e a Estação de Tratamento, com capacidade para tratam 75 litros de esgoto por segundo. A operação iniciou no último 30 de outubro e atualmente já está disponível para 12,12% da população tubaronense. "Os trabalhos não param, até o final do contrato de concessão, a maioria das unidades consumidoras da área urbana serão beneficiadas", conta o diretor.


Resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Concessionária, em pesquisa realizada pela Agência Reguladora de Saneamento, aplicada entre os meses de julho e agosto deste ano, os usuários dos serviços do Sistema de Abastecimento de Água tiveram 92,6% de satisfação, na categoria geral. "Esse resultado mostra que estamos no caminho certo, contribuindo para o meio ambiente, para a saúde das pessoas e o crescimento das cidades", enfatiza Canalles.

Fonte: Assessoria de Comunicação