Início » Imprensa » Notícias » Ligações irregulares de esgoto são identificadas

Imprensa

Notícias

Ligações irregulares de esgoto são identificadas

13/01/2020

A Fundação Municipal de Meio Ambiente, com o apoio da Tubarão Saneamento, realizaram uma vistoria nas redes de coleta de esgoto instaladas em trechos beneficiados com as obras dos acessos. A ação foi realizada nesta sexta-feira (10), com início na Rua Anastácio Teófilo Teixeira, no bairro Humaitá. Ao todo, 27 unidades consumidoras, entre residências e estabelecimentos comerciais foram visitados e tiveram as redes vistoriadas.
 
Essa iniciativa foi necessária tendo em vista que algumas residências situadas em regiões com obras dos acessos já estão com a tubulação de esgoto conectadas na rede, ainda inativa. Comprovando o fato, na última quinta-feira (02), foi necessário esgotar algumas redes, com quase 6 mil litros de esgoto. 
 
A ligação irregular pode provocar extravasamento nas vias públicas, com risco de retorno para a própria residência, além de prejudicar diretamente o meio ambiente. Para saber se sua ligação de esgoto está ativa, tenha em mãos sua fatura mensal da Tubarão Saneamento e entre em contato pelos telefones: 0800 648 9596 e 48 3052-7400, no WhatsApp (48) 99168-5827.
 
Na ação desta sexta-feira (10), foram realizadas visitas com orientações sobre o procedimento correto para evitar situações como essas, que é aguardar a rede estar em operação e a autorização da Concessionária para usar o serviço. Das 27 visitas, duas unidades consumidoras estavam com a ligação irregular. Uma delas informou que o problema já foi corrigido e a segunda ainda não está em uso e o proprietário será novamente contactado. Caso os Poços de Visita continuem acumulando o esgoto, uma nova vistoria será programada para identificar a origem.
 
Apesar de já estarem instaladas, essas redes estão inativas. Trata-se de uma etapa do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto implantada antecipadamente, para evitar cortes no asfalto logo após a revitalização.
 
A ação é de responsabilidade da Funat, que é o órgão ambiental fiscalizador, acompanhada pela Tubarão Saneamento, empresa responsável pelos trabalhos de implantação do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto.
Fonte: Assessoria de Comunicação