Início » Imprensa » Notícias » Limpeza das adutoras iniciou nesta sexta-feira (02)

Imprensa

Notícias

Limpeza das adutoras iniciou nesta sexta-feira (02)

03/08/2013

A Tubarão Saneamento concluiu, em meados de julho, a instalação dos dispositivos que proporcionarão maior flexibilidade na limpeza das adutoras. Agora, chegou a vez de executar a limpeza, que iniciou nesta sexta-feira (02), na Estação de Tratamento de Água (ETA).

Os trabalhos vão garantir melhorias do sistema de adução e distribuição de água, aumento na vazão da captação e melhor qualidade da água. O objetivo da limpeza é retirar as incrustaçõese outros materiais depositados nas paredes dos tubos. Para desenvolver os serviços, a Concessionária conta com uma linha completa de equipamentos incluindo PollyPig’s, lançadores e rastreadores.


Segundo o diretor técnico da Tubarão Saneamento, Antonio Hercules Neto, a empresa limpa os dutos por processo de propulsão hidráulica de uma série de PollyPig’s, por meio da linha. “No caso de depósitos mais severos, os dispositivos são introduzidos na adutora de uma forma progressiva, iniciando com PollyPig’smenores e mais suaves, até os maiores com qualidades mais abrasivas. Primeiro é feito o corte de um niple (conexão) numa extremidade da tubulação e instalação de um lançador. Um PollyPig é lançado na adutora utilizando a própria pressão de água. Os resíduos de sujeira são removidos e conduzidos junto com a água, que na sequência será descartada”, explica.

Hercules pontua que no caso do sistema de água da cidade de Tubarão, o método de limpeza com PollyPig’s tem provado ser o caminho mais seguro, mais rápido e mais econômico para limpar as tubulações. “Os benefícios são imediatos: melhora a qualidade da água, reduz o consumo de energia, aumenta a vazão, e requer um período mínimo de  paralisação do sistema adutor, para a limpeza”, completa.

Os trabalhos devem ser concluídos em até 20 dias. A cada manutenção, todos os procedimentos serão rigorosamente observados pelas equipes envolvidas. Nas etapas de limpeza da rede de distribuição poderá haver intermitência no abastecimento e alteração na coloração da água. Neste caso, a população será alertada, com antecedência. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Concessionária pelo telefone 0800648-9596.

Fonte: Assessoria de Comunicação