Início » Imprensa » Notícias » Moradores locais devem observar mudança no cenário de obras

Imprensa

Notícias

Moradores locais devem observar mudança no cenário de obras

31/08/2018

Com as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Congonhas, em execução pela Tubarão Saneamento, os moradores dos bairros Passo do Gado, Morrinhos e Congonhas acompanharam nos últimos meses uma grande movimentação de veículos pesados, contratados para a etapa de terraplanagem. Nos próximos dias, esse fluxo ficará menor, retomando aos poucos à realidade da região.

Nesta nova etapa do cronograma de engenharia, o canteiro de obras ficará aparentemente ocioso. Agora é necessário aguardar o desempenho da função dos geodrenos (sistema de drenagem vertical). Foram instalados cerca de 42 mil pontos, distribuídos em toda a área onde será construída a Estação de Tratamento de Esgoto. Essa tecnologia, que pode alcançar uma profundidade de mais de 20 metros, começa a absorver a água do solo, acelerando o processo de adensamento da terraplanagem.

Este processo deve ser executado entre três e quatro meses, conforme o cronograma e, neste período, uma equipe técnica de Geologia acompanhará a evolução do aterro. Outras frentes de trabalho continuam paralelas a esta, como é o caso das obras para assentamento de redes, coletores tronco, estação elevatória, linhas de recalque e a construção modular da estrutura física da ETE, em execução numa fábrica. Encerrando esta fase de terraplanagem, como não haverá outra etapa com grande movimentação de veículos pesados na região, a Concessionária repetirá a vistoria cautelar, realizada antes de iniciarem as obras e fará o reparo de todas as áreas danificadas no período.

A Tubarão Saneamento solicita a compreensão dos usuários, principalmente os moradores locais. Em casos de dúvidas, podem fazer contato pelos telefones: 0800 648 9596 e (48) 3052-7400, no WhatsApp (48) 99168-5827. Mais informações no site www.tubaraosaneamento.com.br/obras.

Sobre as Obras
A primeira etapa das obras de implantação do Sistema de Coleta e Tratamento de Esgoto contempla uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), estações elevatórias de esgoto e aproximadamente 30 mil metros de rede. As redes coletoras de esgoto serão implantadas até o final da concessão. Nessa primeira etapa, os bairros contemplados, por conta da densidade populacional e recomendações técnicas, serão: Centro, Vila Moema e Recife. A Concessionária investirá cerca de R$ 58 milhões, até maio de 2019. A partir desta data, o sistema de esgotamento sanitário já estará em operação.  

Fonte: Assessoria de Comunicação