Início » Imprensa » Notícias » Nota Oficial - Em caráter de teste, Concessionária inicia tratamento da água com resíduos oriundos do acidente ambiental

Imprensa

Notícias

Nota Oficial - Em caráter de teste, Concessionária inicia tratamento da água com resíduos oriundos do acidente ambiental

28/11/2014

Com a prévia das análises das amostras de água coletadas em trechos do rio, acima da Captação, após o acidente ambiental, ocorrido na última terça-feira (25), em Lauro Müller, a equipe técnica da Tubarão Saneamento identificou que existe a possibilidade de tratamento da água contaminada. Com os investimentos realizados na Captação e Estação de Tratamento de Água (ETA), desde que a Concessionária assumiu os serviços na Cidade Azul (março/2012), o Sistema da empresa está capacitado para tal procedimento, uma vez que é possível isolar parte do Sistema de Captação, a fim de realizar os testes sem causar prejuízo à qualidade da água já tratada e distribuída à população tubaronense.

Os químicos da Tubarão Saneamento iniciarem os trabalhos, em caráter de teste, e assim que concluídas todas as etapas, a empresa informará aos usuários. É importante lembrar que desde o ocorrido, os profissionais estão acompanhando e monitorando a mancha que vem se espalhando no Rio e que chegou na altura da Captação, na tarde desta sexta-feira (28). A Concessionária está com as equipes de campo, em caráter emergencial. Cabe lembrar que, o resultado da amostra de água coletada na Captação ainda está em análise e a concentração dos poluentes pode variar levando em conta fatores das características físicas, químicas e bacteriológicas da água contaminada, bem como: influência de maré e variações climáticas.

Por meio do software GIS (Sistema de Informação Geográfica), já foram simulados cenários e manobras necessárias, que priorizaram o abastecimento de áreas emergenciais. Como ainda há possibilidade de suspensão temporária no fornecimento de água tratada, a Tubarão Saneamento solicita à população que continue utilizando a água de forma consciente, evitando desperdícios, até que a situação seja normalizada. Medidas paliativas, como fornecimento de água às clínicas de hemodiálises e hospitais, estão disponíveis pela Concessionária, caso necessário. A população pode entrar em contato pelos telefones 0800 648 9596 ou (48) 3052-7400.

Água da Tubarão Saneamento pode ser consumida

A Tubarão Saneamento orienta quanto ao consumo da água tratada e distribuída pela Concessionária, na Cidade Azul: mesmo com o acidente ambiental, quando finos de carvão caíram no rio, a água que chega à residência dos tubaronenses é potável e de qualidade, podendo ser consumida sem quaisquer preocupações. É importante lembrar que a empresa não distribui a água captada, sem passar por um sistema rigoroso de tratamento, ou seja, só envia aos usuários água potável. O monitoramento da qualidade da água é realizado diariamente e atende a Portaria 2914/11, do Ministério da Saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação