Início » Imprensa » Notícias » Pesquisa aponta que 88,03% dos usuários dos serviços de água e esgoto estão satisfeitos

Imprensa

Notícias

Pesquisa aponta que 88,03% dos usuários dos serviços de água e esgoto estão satisfeitos

12/06/2015

A frente dos serviços do sistema de abastecimento de água e esgoto na Cidade Azul, há pouco mais de três anos, e em meio a diversas mudanças, sempre focadas na melhoria e no atendimento especializado ao cliente, a Tubarão Saneamento contabiliza 88,03% de satisfação dos usuários. Os dados são da pesquisa contratada pela Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR) ao Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), com o objetivo de avaliar a satisfação quanto aos serviços prestados pela Concessionária. 

O estudo, divulgado nesta quinta-feira (11), foi realizado entre os dias 28 de abril e 11 de maio, totalizando 500 entrevistas, cuja margem de erro máxima é de 5,3 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas por meio de contato telefônico, com os clientes atendidos nos meses de dezembro/14, janeiro e fevereiro/15, distribuídos nos 36 bairros e comunidades tubaronenses. Dos entrevistados, 38,8% foram homens e 61,2% mulheres.

Considerando a média do índice de atendimento ao usuário, via telefone, balcão e para execução dos serviços prestados pela Tubarão Saneamento, a pesquisa apontou 88,03% de aprovação dos usuários, 8,14% responderam como sendo regular o atendimento e 3,84% como ruim ou péssimo. Foram avaliados itens como: o atendimento (educação, cortesia) do funcionário via telefone. O índice de aprovação dos consumidores neste item foi de 93,8%. Consideraram regular 3,7%, avaliaram como ruim ou péssimo 2,4%. Já neste mesmo quesito, porém via atendimento personalizado (balcão), o índice de aprovação foi de 93,1%, consideraram regular 5,68% e ruim ou péssimo 1,1%. 

A pesquisa também questionou quanto a satisfação nas solicitações via telefone: consideraram ótimo e bom 87,6%, regular 8,3% e ruim ou péssimo 3,7%. Atendimento personalizado: ótimo e bom 91,4%, regular 5,1% e ruim ou péssimo 3,4%. Sobre os atendimentos em campo, quanto à realização da limpeza do local, pós serviço, quando solicitados pelo telefone, o índice de aprovação foi de 85,4%, regular 8,6%, ruim ou péssimo 5,8%. Quando solicitados via atendimento personalizado, ótimo e bom 82,9%, regular 13,64%, ruim ou péssimo 3,41%. Ainda foram avaliados itens que incluem: o atendimento da equipe de campo e o cumprimento do prazo do serviço, todos separados quando solicitados por telefone ou na Central de Atendimento.

Segundo a diretoria da Concessionária, o resultado reflete no sistema de gestão implantado pela empresa. “Temos a preocupação de preparar muito bem nossos colaboradores para atender da melhor forma nossos usuários”. Quanto aos percentuais de insatisfação, a Concessionária friza que tem conhecimento de algumas deficiências, e por isso busca a melhoria contínua em todos os atendimentos. “Lidamos de forma transparente com nossos usuários, que hoje têm acesso às informações da empresa pelo site, pelo telefone e na Central de Atendimento ao Cliente. Estamos à disposição para ouvi-los e atendê-los”, completa.

Investimentos na cidade

A qualidade da água também é um ponto forte. Nos últimos três anos, desde que assumiu a Concessão (março/2012), os tubaronenses têm acompanhado um grande volume de obras na cidade. Os trabalhos são necessários para ampliar a reservação de água, melhorar o sistema que abastece os bairros (pressão e vazão) e garantir distribuição de qualidade a todos os munícipes. Prova disso, é a garantia do fornecimento de água, pelo segundo ano consecutivo durante o verão. “Nos anos anteriores este fator era um grande problema na cidade e a Concessionária conseguiu reverter este quadro”, destaca a direção da Tubarão Saneamento.

Muitos trabalhos já foram feitos neste período, como a modernização de equipamentos, renovação de redes e aplicação de sistemas de última geração, setorização, telemetria, nova bateria de filtros, limpeza de adutoras, geradores, novo reservatório e Central de Atendimento ao Cliente. Já são mais de 28 mil residências conectadas à rede de fornecimento de água, atendendo aproximadamente 100 mil tubaronenses. “Todo trabalho é definido com planejamento. Temos um time forte, com experiência em sua área de atuação. Visualizamos o sistema lá na frente e buscamos técnicas para executar cada serviço, almejando a qualidade e satisfação dos usuários”, ressalta.

Fonte: Assessoria de Comunicação