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Pesquisa aponta que 89,46% dos usuários dos serviços de água e esgoto estão satisfeitos

28/11/2013

Requisitos como atendimento via telefone, balcão, execução de serviços e qualidade da água fornecida foram avaliados na pesquisa.

Há pouco mais de um ano frente aos serviços do sistema de abastecimento de água e esgoto na Cidade Azul, a Tubarão Saneamento contabiliza 89,46% de satisfação dos usuários. Os dados são da pesquisa contratada pela Concessionária ao Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC), com o objetivo de avaliar a satisfação quanto aos serviços prestados pela empresa.

O estudo, divulgado nesta quinta-feira (28), foi realizado entre os dias 1º e 20 de novembro, totalizando 500 entrevistas, cuja margem de erro máxima de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. O contato com os usuários ocorreu via telefone, com os clientes atendidos nos meses de julho, agosto e setembro, distribuídos nos 36 bairros e comunidades tubaronenses. Dos entrevistados, 45,8% foram homens e 54,2% mulheres.

No atendimento ao usuário, via telefone, balcão e para execução dos serviços prestados pela Tubarão Saneamento, 5,52% responderam como sendo regular o atendimento e 5,02% como ruim ou péssimo. Neste item foram levados em consideração que na execução do serviço o funcionário foi educado e cortês, resolveu satisfatoriamente as solicitações do usuário, o serviço foi realizado a contento e no prazo compromissado. Após a realização dos trabalhos, o pavimento foi adequadamente reparado e o local limpo. Também foram consideradas a pontualidade na prestação de serviço do pessoal de campo (quando solicitado) e a qualidade do serviço realizado pela equipe de campo.

Quanto perguntados sobre a qualidade da água fornecida (gosto, cheiro, turbidez e cor), o índice de aprovação dos consumidores foi de 64,4%. Consideraram regular 21,4%, avaliaram como ruim ou péssimo 13,6% e 0,6% não sabem. A pesquisa também questionava se na residência do usuário tem ocorrido falta de água. Dos entrevistados, 16,4% responderam que sim, 81,4% que não e 2,2% disseram que não sabem. Em relação à marca Tubarão Saneamento, 74,6% dos consumidores avaliaram como sendo confiável e os serviços prestados são de qualidade. Para 7,2% a marca não é confiável e 18,2% dos entrevistados não quiseram responder.

Segundo o Diretor Financeiro da Concessionária, Paulo Eduardo Canalles, o resultado reflete no sistema de gestão implantado pela empresa. “Desde que assumimos os serviços, nossa equipe buscou estudar todas as deficiências do sistema de abastecimento de água, os principais gargalos da cidade, para que as obras fossem planejadas a fim de minimizar os pontos críticos primeiro. Coube à equipe técnica estruturar os trabalhos, alinhar com o Poder Concedente, buscar por tecnologias de ponta e executar os serviços de forma assertiva, visando atender, no menor tempo possível, as necessidades de cada usuário”, relata.

Canalles também destaca que a Tubarão Saneamento está no caminho certo. “Todo trabalho é definido em grupo. Temos um time novo, mas com experiência em sua área de atuação. Planejar é palavra de ordem na empresa. Visualizamos o sistema lá na frente e buscamos técnicas para executar cada serviço. Esse planejamento inclui as obras de esgoto, cujos projetos estão em fase de conclusão”.

O diretor também alerta que a Concessionária está trabalhando para reduzir os percentuais de insatisfação com os serviços e a qualidade da água. “Sabemos das deficiências de cada bairro e estamos realizando obras que já mostram benefícios. Lidamos de forma transparente com nossos usuários, que hoje têm acesso às informações da empresa pelo site, pelo telefone e na Central de Atendimento ao Cliente. Estamos à disposição para ouvi-los e atendê-los”, completa.

Mais sobre a pesquisa

A pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) também apontou a satisfação dos usuários em relação ao detalhamento de conta. Dos entrevistados 81% consideram ótimo ou bom, 8,4% regular, 4,4% ruim ou péssimo e 6,2% não sabem. Sobre a entrega da fatura na data correta, 89,8% está satisfeito, 5,2% avaliaram como regular, 2,8% ruim ou péssimo e 2,2% não sabem. Os usuários também responderam sobre a facilidade para entrar em contato com a Tubarão Saneamento, onde 87,6% estão satisfeitos, 7% avaliaram como regular, 3,6% como ruim ou péssimo e 1,8% não sabem.

Fonte: Assessoria de Comunicação