Início » Imprensa » Notícias » Pesquisas contribuirão para minimizar perdas de água

Imprensa

Notícias

Pesquisas contribuirão para minimizar perdas de água

28/11/2012

Com a proximidade do verão, o consumo de água começa aumentar. Então, visando reduzir o desperdício de água e evitar problemas na estação mais quente do ano, a Tubarão Saneamento, empresa responsável pelo sistema de água e esgoto da Cidade Azul, está realizando um trabalho técnico, com o intuito de localizar vazamentos não visíveis. A ação vem trazendo resultados positivos à Concessionária.

Para o desenvolvimento do projeto, todas às noites e início das manhãs, uma equipe vai às ruas com um aparelho chamado geofone eletrônico, utilizado para detectar vazamentos não visíveis, por meio de escuta no solo. Além desse equipamento, os colaboradores usam nesta atividade, haste de escuta e de perfuração, além de uma válvula geradora de ondas.

O supervisor de serviços operacionais, Mayckel Seiffert Pereira, explica que o geofone é um aparelho extremamente sensível a ruídos. “Esses serviços normalmente são realizados durante a madrugada, já que neste período a intensidade de barulho do ambiente é menor, o que facilita ao encontrar um problema”, afirma.

Pelo fone de ouvido, o operador do geofone consegue qualificar um ruído como sendo de vazamento e pelo indicador de intensidade localiza o ponto exato do problema. “Ao detectar que o líquido está escapando, o geofone transmite ao fone de ouvido do funcionário um som característico, tornando possível a identificação e localização do vazamento não visível”, disse o supervisor.

De acordo com o diretor técnico da Tubarão Saneamento, Rondinaldo Paiva de Lima, a pesquisa tem o objetivo de reduzir perdas físicas de água. “Além de combater a perda de água tratada, estamos diminuindo a possibilidade de existir falta de abastecimento em algumas residências”, disse o profissional, ressaltando que assim que o vazamento é identificado, durante a madrugada, o conserto é programado para o dia seguinte.

A meta da empresa concessionária é realizar uma varredura de 40 a 50 km, por mês, nas ruas de Tubarão.

 

Fonte: Assessoria de comunicação