Início » Imprensa » Notícias » Prefeito Joares visita canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

Imprensa

Notícias

Prefeito Joares visita canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

24/05/2018

O prefeito Joares Ponticelli visitou nesta quarta-feira (23) o canteiro de obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro Congonhas, empreendimento da Tubarão Saneamento. Os trabalhos ainda estão na fase de terraplanagem e preparação do terreno.

A Estação de Tratamento de Esgoto faz parte do projeto de Sistema de Esgoto cujo planejamento é de disponibilizar esse serviço para 94,68% da população até o ano de 2041. A primeira etapa das obras contempla a estação de tratamento, estações elevatórias de esgoto e aproximadamente 30 mil metros de rede. As redes coletoras de esgoto serão implantadas até o fim do contrato de concessão. Até maio de 2019, quando a Estação de Tratamento de Esgoto inicia a operação, cerca de cinco mil famílias, dos bairros Recife, Centro e Vila Moema, serão beneficiadas. 

Segundo a equipe técnica da Tubarão Saneamento, o cronograma de trabalho segue dentro do esperado, mas o movimento de paralisação dos caminhoneiros pode causar impactos, já que equipamentos e materiais de outras cidades chegam ao canteiro de obras somente em caminhões.

Hoje, os operários executam no local a implantação do chamado geodreno, um sistema de drenagem vertical que pode alcançar uma profundidade de mais de 20 metros para absorver a água do solo e com isso acelerar o processo de adensamento da terraplanagem. São cerca de 42 mil pontos de geodreno implantados um próximo do outro em todo a área onde será construída a estação de tratamento.

Fonte: Prefeitura de Tubarão