Início » Imprensa » Notícias » Qualidade da água é monitorada diariamente em Tubarão

Imprensa

Notícias

Qualidade da água é monitorada diariamente em Tubarão

24/01/2013

Para ser consumida sem apresentar riscos à saúde, a água deve passar por um sistema rigoroso de tratamento, garantindo, assim, que o consumidor receba esse bem natural com qualidade em sua casa.

Com o objetivo de oferecer, sempre, o melhor para os consumidores, a Tubarão Saneamento realiza diariamente o monitoramento da qualidade da água, que é distribuída na Cidade Azul. Este processo é feito nas redes de distribuição, além disso, são realizados nos pontos considerados críticos, como é o caso dos hospitais e clínica de hemodiálise, locais onde a água fornecida deve chegar com excelente qualidade.

“Além de constar, na fatura, os resultados das coletas feitas em diversos pontos, divididas em todos os bairros de Tubarão, o cliente pode entrar no site da Concessionária (www.tubaraosaneamento.com.br), e encontrar todas as informações necessárias sobre a qualidade da água, como a localidade, dia e horário que foi realizada a coleta”, explica a Química Industrial da empresa, Vanessa Villela de Souza.

Segundo a profissional, com referência aos parâmetros analisados, as amostras são consideradas potáveis, de acordo a Portaria 2914/11, que substituiu a 518/04 do Ministério da Saúde, no qual estabelece que a água produzida e distribuída para o consumo humano deve ter sua qualidade controlada.

“A legislação define também a quantidade mínima, a frequência em que as amostras de água devem ser coletadas e os limites permitidos. Em atendimento às exigências estabelecidas, a Tubarão Saneamento analisa a qualidade da água desde a origem até os pontos de consumo”, enfatizou Vanessa.

“Temos o compromisso de levar água de qualidade a toda população tubaronense, tanto que estamos investindo na melhoria das estruturas de tratamento. Além disso, também mantemos um laboratório próprio na Estação de Tratamento de Água (ETA) e, ainda, dispomos de monitoramento realizado por laboratório terceirizado, para acompanhar os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde, garantindo assim, que a água distribuída possa ser consumida sem preocupação”, diz o diretor técnico da concessionária, Rondinaldo Paiva de Lima.

Caso o consumidor tenha dúvida sobre a qualidade da água ou notar alguma diferença no aspecto ou no sabor do líquido, que chega à sua residência, deve entrar em contato com a Central de Atendimento da Tubarão Saneamento, pelo telefone: 0800-648-9596.

 

Caminho que a água percorre até chegar a sua casa

Depois de retirada da natureza, a água passa por um completo processo de tratamento antes de ser distribuída. Assim, o líquido fica livre de materiais sólidos diluídos e, principalmente, de microorganismos. Conheça como funciona o tratamento:

1)   Chegada da água bruta: A água é captada no Rio Tubarão e bombeada para a Estação de Tratamento, conhecida como ETA;

2)   Coagulação: A água bruta recebe uma dosagem de coagulante (faz com que as partículas sólidas, sobretudo a argila, iniciem um processo de aglomeração em tanques de concreto e se transformam em grandes flocos pesados) e carvão ativo (retira as substâncias que podem provocar gosto ou odor na água);

3)   Floculação: Logo após, passa por uma mistura lenta, que formará os flocos com as partículas;

4)   Decantação: O líquido segue para grandes tanques, onde permanecerá para decantação dos flocos de sujeira;

5)   Filtração: Do processo anterior, a água segue para tanques que contém areia e carvão antracitoso, para retenção de alguma sujeira que tenha passado;

6)   Desinfecção e Fluoretação: Na água filtrada é adicionado cloro que serve para eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da mesma até chegar à torneira do consumidor. Com o objetivo de reduzir a incidência de cárie dentária, também se adiciona flúor;

7)   Armazenamento e distribuição: Toda a água produzida na ETA é aduzida por gravidade aos reservatórios e distribuída por toda cidade por meio da rede de distribuição.

Fonte: Assessoria de comunicação