Início » Imprensa » Notícias » Resolução estabelece critérios para instalação de hidrômetros individuais

Imprensa

Notícias

Resolução estabelece critérios para instalação de hidrômetros individuais

09/11/2012

O município de Tubarão já conta com um conjunto de normas que vai regulamentar a instalação de medidores individuais de água, em apartamentos e condomínios.

Detalhes da Resolução 005/2012, criada pela Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR-Tubarão), foram apresentados na tarde desta quarta-feira (7), a administradores de condomínios, engenheiros e arquitetos, síndicos de condomínios, proprietários de construtoras, imobiliárias, investidores do ramo imobiliário, usuários.

O Programa de Medição Individual de Água, criado pela AGR-Tubarão foi definido após ampla discussão com representantes de diversos segmentos e vai normatizar a instalação dos equipamentos nos imóveis que tiverem interesse em individualizar a forma de cobrança da água.

A resolução estabelece as características técnicas e as condições necessárias para a implantação do sistema de medição remota de leitura de hidrômetros e controle de fornecimento de água. “Alguns imóveis começaram a instalar hidrômetros individuais, mas cada um fazia de uma forma, já que não existia uma norma. A resolução vai padronizar a forma de instalação, permitindo assim, que a Concessionária de Água e Esgoto faça a emissão de faturas, cortes e religações de forma individual”, explica o superintendente técnico da AGR, Marcelo Matos.

A medição individual de água em prédios, condomínios e imóveis coletivos é uma iniciativa que pode evitar diversos problemas para aqueles que têm que dividir a conta de água todos os meses com os vizinhos. “A colocação de hidrômetros individuais traz uma série de vantagens: reduz o desperdício de água e do consumo; facilita a identificação de vazamentos; diminui o volume de efluentes de esgoto e torna a cobrança de água mais justa, já que cada morador vai pagar somente por seu próprio consumo”, afirma Marcelo.

A adoção do sistema, no entanto é opcional. Os condomínios que já possuem hidrômetros individuais não serão obrigados a ingressarem no programa e poderão continuar fazendo o rateio por meio de uma administração interna. ”A intenção é que os prédios construídos depois da resolução já sigam as novas normas. Os já existentes, inicialmente, permanecerão assim”, ressalta Marcelo.

No entanto, o empreendimento que desejar que a emissão das faturas, cortes e religações sejam feitos pela concessionária, deverá realizar uma assembleia geral no condomínio, para coletar a assinatura do termo de compromisso de todos os moradores, passando a seguir as exigências da resolução da agência reguladora.

Com a instituição da resolução, Tubarão pode ser considerado pioneiro na normatização da medição individual de água em apartamentos no estado de Santa Catarina, apresentando um programa flexível e seguro para os usuários.

Fonte: PMT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação