Início » Imprensa » Notícias » Semana será dedicada ao meio ambiente

Imprensa

Notícias

Semana será dedicada ao meio ambiente

03/06/2019

Pensando na importância de se debater temas ambientais, em 1972, na Suécia, foi definida uma data mundial. No Brasil, o dia foi reconhecido quase uma década depois e, naquela época, teve como objetivo proteger o patrimônio natural do país. Com o passar dos anos, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, passou a ser tratado como semana e, ações de valorização ambiental foram fortalecidas pelas iniciativas público e privada.

Em Tubarão, a Concessionária do Serviço Público de Água e Esgoto, a Tubarão Saneamento, preocupada com a conservação dos recursos hídricos, tem adotado uma política de incentivo à preservação ambiental e ao uso consciente da água, por meio de mudanças culturais em todas as ações em que participa.

Nesta segunda-feira (03), a agenda de atividades iniciou com a doação de mudas nativas e orientações sobre os sistemas de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto. A ação foi realizada na Central de Atendimento da Tubarão Saneamento, na Rua Altamiro Guimarães, 685, Centro.

A inauguração da Estação de Desaguamento de Lodo (EDL) também faz parte da programação e, a partir de terça-feira (04), fará parte também da história de desenvolvimento do município. "Poucas cidades do país contam com uma estrutura como esta. Com a EDL, a água "perdida" no final do tratamento, pode ser extraída do lodo, retornando para o processo de tratamento. Após esta etapa, o lodo seco é encaminhado ao aterro sanitário e, a partir do funcionamento da Estação, conforme as características dele, pode ser destinado ao aproveitamento no segmento cerâmico", contou a diretoria da Tubarão Saneamento.

Na quarta-feira (05), para contribuir com a vegetação localizada na captação de água, no bairro São João, será realizado o plantio de árvores nativas. "A proposta visa fortalecer a mata ciliar, que são as raízes da vegetação que deixam o solo mais firme e, com a ausência podem ocasionar processos erosivos, que intensificam a ocorrência de assoreamento, resultando no alargamento dos rios e na diminuição da profundidade", explicou a Concessionária.

Na quinta-feira (6), as atividades de doação de mudas nativas e esclarecimento de dúvidas para a população sobre os serviços da Tubarão Saneamento continuam no Calçadão Central, na Rua São Manoel, das 13h às 17h.

Para fechar a Semana, na sexta-feira (07) será realizada uma palestra para os colaboradores da Tubarão Saneamento, com o tema sustentabilidade, sociedade e meio ambiente e, no sábado, a Concessionária participará no IV Mutirão de Limpeza do Rio Tubarão, organizado por acadêmicos da Unisul, Funat e Prefeitura de Tubarão, a ação terá início às 8h30 com saída do Deck da Beira Rio. O dia ainda contará com distribuição de mudas e ponto de entrega voluntária de óleo de cozinha, vidros, eletrônicos, pilhas, baterias e medicamentos vencidos na Praça Sete, entre as 9h e 17h.
 

Estação de Desaguamento de Lodo será inaugurada nesta terça-feira (4)

Com mais de R$ 6 milhões em investimentos, a Estação de Desaguamento de Lodo do município de Tubarão deve entrar em operação nesta terça-feira (04). A estrutura existe em poucas cidades do país e é uma etapa significativa que contribui para o processo de tratamento de água.

Segundo a diretoria da empresa, a Estação de Tratamento de Água da Tubarão Saneamento, que abastece a área urbana do município de Tubarão e abastece a cidade de Capivari de Baixo, tem capacidade média de tratamento de 27 mil m³ de água bruta por dia, ou 410 litros por segundo. "Para gerar este volume, 8% do valor total é considerado "perdido", pois trata-se do lodo gerado no final do processo, equivalente a 300 toneladas ao mês", destacou a diretoria.

Com a Estação de Desaguamento de Lodo (EDL), a água pode ser extraída do lodo, retornando para o processo de tratamento. Após esta etapa, o lodo seco tem a destinação correta, encaminhado ao aterro sanitário. Conforme as características do lodo seco, ele pode ainda ser destinado ao aproveitamento no segmento cerâmico. Os estudos para tal serão realizados quando a EDL entrar em operação, com a primeira amostra do resíduo.

O número de Estações de Desaguamento de Lodo no país não está disponível em relatórios oficiais, mas sabe-se que são poucos os municípios que contam com este benefício. Segundo o Programa de Pesquisas em Saneamento Básico (Prosab), por motivos técnicos e econômicos, o destino final dos resíduos é um grande desafio para os países.

A nova unidade de tratamento foi construída na Rua Dorvino Coradini, 172, ao lado da Estação de Tratamento de Água (ETA) e será inaugurada na próxima terça-feira (04). Em casos de dúvidas, entre em contato pelos telefones: 0800 648 9596 e (48) 3052-7400, via WhatsApp (48) 99168-5827 ou no site www.tubaraosaneamento.com.br.  
 

Fonte: Assessoria de Comunicação