Início » Imprensa » Notícias » Tarifa de esgoto

Imprensa

Notícias

Tarifa de esgoto

13/08/2019

O novo serviço só será cobrado quando o sistema entrar em operação, àqueles usuários dos bairros contemplados nesta etapa (Recife, Centro e Vila Moema). A tarifa de esgoto será integrada a fatura mensal da Tubarão Saneamento, onde hoje consta a tarifa de água. Apesar de aparecerem juntas, na mesma fatura, e com valores iguais, os serviços prestados não se misturam.

"A Concessionária tem um custo para levar água potável à população, pois envolve todo um processo para a captação dessa água, tratamento e consequente distribuição. Há consumo de energia elétrica, manutenção das tubulações, pessoal, produtos químicos usados no tratamento e manutenção da logística de distribuição", pontua a Diretoria.

Segundo ela, o processo do esgoto é totalmente independente do da água. Trata-se de outra prestação de serviço. O cidadão não paga somente pelo escoamento do esgoto, pois há uma estrutura específica para a coleta e o tratamento, a fim de que esse efluente retorne à natureza de forma adequada.

"Para exemplificar, quando o cidadão dá descarga em sua residência ou comércio, o esgoto segue para a rua, onde é coletado por tubulações, que por gravidade conduz o esgoto até as elevatórias onde o mesmo é bombeado até chegar à ETE. Há custo de manutenção das redes coletoras, operação e manutenção das elevatórias e da estação.

Dessa forma, mesmo que considerando 100% da tarifa de água, para a de esgoto, é equivocado dizer que o valor da fatura irá dobrar, pois são prestações de serviços distintas. A cidade de Tubarão hoje é abastecida com água tratada e, a nova tarifa refere-se a coleta e ao tratamento de esgoto", explica a Diretoria da Tubarão Saneamento.

É importante que a população se conscientize que, a partir do momento que ela tem um serviço de esgoto, ela tem um serviço diferente do que o de água. É um trabalho adicional, que consiste na coleta pública e transporte do material até a estação, onde o esgoto é tratado para depois ser devolvido ao meio ambiente dentro dos padrões ambientalmente adequados.

Para mais informações, o usuário pode fazer contato pelos canais de atendimento da Tubarão Saneamento: 0800 648 9596 e (48) 3052-7400, no WhatsApp (48) 99168-5827 ou no site www.tubaraosaneamento.com.br.

Saiba mais:

Antecipe a etapa residencial

Quando chegar a hora, o cidadão será notificado

Utilize materiais de qualidade

Conte com profissionais capacitados

Como ocorre o tratamento de esgoto

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação