Início » Imprensa » Notícias » Tecnologias de última geração aperfeiçoam serviço de água, em Tubarão

Imprensa

Notícias

Tecnologias de última geração aperfeiçoam serviço de água, em Tubarão

21/11/2013

Buscando inovação e tecnologia a fim de melhorar o serviço ao consumidor, a Tubarão Saneamento está aderindo a sistemas e ferramentas de última geração, que terão sua implantação finalizada em 2014. O sistema de GIS (Geographic Information System) tem ampliado sua área de atuação. Novas frentes de mercado estão se dando conta da importância de ter esta tecnologia como aliada, já que a mesma visa capturar informações geográficas com imagem via satélite, atualizada, que integra e sobrepõem vários tipos de informação.

O GIS funcionará por meio de um software que unificará informações do Cadastro Técnico Operacional e do Cadastro Comercial, possibilitando uma analise crítica de situações variáveis que ocorrem no sistema de água. Qualquer ocorrência técnica pode ser estudada por um mapa digital praticamente em tempo real. Isso facilitará a tomada de decisões emergenciais, bem como auxiliará no direcionamento dos investimentos.

Segundo o Coordenador Técnico Operacional da Tubarão Saneamento, Mayckel Seiffert, esta é uma tecnologia de ponta, que oferece tudo que há de mais moderno em interferência e adaptação. “É uma ferramenta multifuncional que irá também auxiliar os usuários nas novas ligações”, salienta.

Para o Diretor Operacional, Antonio Hercules Neto, o projeto trará também diversos benefícios, como o aumento da eficiência e flexibilidade operacional, concentração de atividades de apoio, aumento da confiabilidade das informações, agilidade na tomada de decisões e melhoria dos indicadores de qualidade dos serviços. “Desta maneira podemos oferecer aos nossos clientes mais rapidez nos atendimentos emergenciais, já que será possível enxergar as maiores incidências de vazamentos, facilitando a ação", afirma Hercules.

Telemetria e Automação das Unidades Operacionais

Outro sistema que irá agregar aos serviços da Tubarão Saneamento é a implantação de Telemetria e Automação das Unidades Operacionais. Esta ferramenta possibilita monitorar e agir remotamente nas unidades operacionais (Boosters, reservatórios e outros), por meio das variáveis elétricas e hidráulicas recebidas através de sistema de transmissão GPRS e/ou rádio, para um software específico, proporcionando ação rápida e eficaz.

De acordo Coordenador Técnico Operacional, Mayckel Seiffert, a adesão a este sistema agilizará o tempo de resposta, por exemplo, de sistemas eletromecânicos, queda brusca do reservatório no sistema de abastecimentos. “Nos ajudará a solucionar o problema de forma rápida e ainda a manter o abastecimento constante na rede”, salienta.

Segundo o Diretor Operacional, Antonio Hercules Neto, estes dois sistemas irão auxiliar também as unidades operacionais futuras, para tratamento de esgoto. “São duas tecnologias que vão agregar e melhorar ainda mais a nossa prestação de serviço”, destaca.

Fonte: Assessoria de Comunicação